Arquitetura e crises climáticas: a criação de espaços que promovem a conscientização ambiental

24 de outubro de 2024

Nesta nova edição da newsletter, discutimos o papel dos arquitetos na criação de edificações sustentáveis que se adaptem às mudanças climáticas cada vez mais frequentes.

Selecionamos também alguns projetos do VAGA que refletem nossa visão de considerar os impactos ambientais desde o início, abrangendo todas as fases, da criação ao desenvolvimento e construção de um projeto.

Na seção “Novidades do Mercado”, compartilhamos o vídeo da nossa participação no Painel Office Connection, onde discutimos o futuro e os novos desafios da arquitetura comercial e corporativa.

Confira:

As mudanças climáticas, que têm provocado eventos recentes como ondas de calor extremas, inundações e incêndios florestais, evidenciam a urgência de repensarmos nossas práticas na arquitetura e na construção. Encontrar soluções inteligentes para minimizar os impactos ambientais é crucial.

A sustentabilidade na arquitetura vai muito além da escolha de materiais ecológicos; envolve um compromisso com o meio ambiente, as comunidades locais e a economia, utilizando recursos naturais de forma responsável e criando edificações mais eficientes e duráveis.

“Para nós, a sustentabilidade está intrinsecamente ligada à inovação e à criação de projetos que deixem um legado positivo para as próximas gerações, respondendo de forma prática e eficaz aos desafios da crise climática e social.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

Casa São Fernando

Compreender os níveis de emissão de carbono desde a extração da matéria-prima até a manufatura e o transporte influencia diretamente fatores como o potencial de aquecimento global (GWP – Global Warming Potential), que mede a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento do planeta, assim como os níveis de destruição da camada de ozônio (ODP – Ozone Depletion Potential) e a acidificação do solo e da água (AP – Acidification Potential).

“A adaptação a essas novas exigências climáticas não só tornou os projetos mais eficientes, como também permitiu maior flexibilidade no uso de tecnologias sustentáveis, que ajudam a minimizar o impacto ambiental e a maximizar a resiliência das edificações.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.

Sede ICA Zona Leste

Materiais naturais e locais, como terra, madeira certificada, bambu e pedras da região, podem reduzir os impactos ambientais durante a obra, especialmente quando comparados a materiais como concreto e aço, que possuem altos índices de pegada de carbono.

“Materiais como esses são essenciais para criar um ambiente saudável e sustentável, tanto em termos de eficiência energética quanto de qualidade do ar, promovendo construções equilibradas e atemporais.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

No entanto, a disponibilidade desses materiais e seus custos iniciais podem se tornar desafios na hora de implementar um projeto sustentável. Além disso, garantir que sejam aplicados de forma a evitar desperdícios, mantendo a eficiência energética da construção, é igualmente importante.

Casa da Sustentabilidade

“Temos uma abordagem racionalizada do projeto, utilizando modulação (padronização de medidas e formas para otimizar o uso de materiais) e sistemas construtivos que garantem a viabilidade econômica e ambiental da obra.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.

Além dos materiais, mecanismos para verificar o nível de sustentabilidade de uma edificação e outras tecnologias têm sido grandes aliadas na implementação de soluções sustentáveis na arquitetura. Ferramentas como Análises de Ciclo de Vida (LCA – Life Cycle Assessment), Declarações de Produtos Ambientais (EPDs – Environmental Product Declarations), impressão 3D e sistemas modulares pré-fabricados aceleram o processo de construção e garantem uma obra mais limpa.

“Edifícios que integram sustentabilidade, como o uso de iluminação natural, ventilação cruzada e materiais naturais, podem educar seus usuários e demonstrar na prática como viver em harmonia com o meio ambiente.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

No VAGA acreditamos que a arquitetura tem o poder de educar e promover mudanças de comportamento. Ao criarmos espaços que respeitam o entorno natural e cultural, incentivamos práticas conscientes, como a economia de recursos e o uso de tecnologias que aumentam a eficiência energética.  Assim, adotamos uma abordagem holística que integra a redução do impacto ambiental ao uso de materiais locais, a valorização cultural e a promoção de equidade social. Projetar edificações sustentáveis não significa apenas usar recursos naturais de forma responsável, mas também gerar benefícios econômicos a longo prazo, como redução de custos operacionais e manutenção de edificações mais eficientes e duráveis.

A seguir, selecionamos alguns projetos do VAGA que, de forma prática e eficaz, valorizam o equilíbrio com o ambiente natural:

– Sede ICA Zona Leste 

Para este projeto, criamos um sistema integrado de estrutura e vedação em tijolos de solo-cimento compactado, visando tornar a obra eficiente e economicamente viável, além de promover a noção de pertencimento para os usuários, já que a terra do local foi utilizada como matéria-prima para a construção.

– Casa da Sustentabilidade 

Os materiais escolhidos para este projeto promovem a sustentabilidade ambiental e reduzem os custos de implementação do edifício. Assim, as paredes foram construídas em taipa de pilão, utilizando a terra do solo local.

– Casa São Fernando 

Neste projeto, o sistema construtivo adotado combina madeira laminada colada (MLC) com métodos tradicionais, como um telhado cerâmico de construção rápida e eficiente.

– Casa Araucárias 

O destaque deste projeto é o uso inteligente dos recursos. A partir de uma base de concreto armado, apoiamos uma leve e racional estrutura em madeira MLC que sustenta todo o pavimento superior da cobertura.

Novidades do Mercado

A convite da Office Connection Arquitetura Corporativa e Comercial, Pedro Domingues e e o Pedro Faria, sócios-fundadores do VAGA, estiveram na ABIMAD – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração para uma conversa inspiradora com o Pedro Nitsche, da Nitsche Arquitetos Associados, sobre o futuro e novos desafios da arquitetura comercial e corporativa.

Confira o vídeo na íntegra abaixo!

O painel fez parte da 9ª Edição da ARENA OFFICE e foi mediado pelo Phelipe Siani PH.

Agradecimentos especiais ao Gustavo Sigolo e ao Luis C. Onaga pelo convite!

Organização: Office Connection Arquitetura Corporativa e Comercial
Realização: ABIMAD – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração
Patrocinador Master: Gabbinetto
Patrocinador Partner: WK Carpetes e Pisos Vinílicos
Apoio: Cavaletti, Gebbwork, MOVARTE – AMBIENTES CORPORATIVOS, Dikta, Pasquali Máquinas, Ceramic Steel, Arqbrasil, Sweet Secrets, Via Luz

Gostou desse conteúdo? Indique para um amigo que se interesse pela arquitetura.

Clique aqui e conheça mais sobre nossa arquitetura e nossos projetos