5 de março de 2024
Nesta nova edição da nossa newsletter, compartilhamos os detalhes do método design sprint: um tipo de abordagem de trabalho em equipe que permite uma eficiência colaborativa e eficaz para desenvolver ideias. Como exemplo, citamos nosso recente projeto para a Zissou, em parceria com o Atelier Pistache Ganache.
O método de design sprint é uma abordagem estruturada e colaborativa ideal para resolver problemas e desenvolver ideias em um curto período.
No VAGA, percebemos que esse método pode ser aplicado de maneira eficaz em projetos de arquitetura comercial e corporativa, a partir da colaboração no desenvolvimento desses espaços. Com uma equipe multidisciplinar é possível explorar, prototipar e testar soluções, com o objetivo de acelerar o processo de inovação, promovendo a criatividade e a eficiência na resolução de problemas.
Algumas vantagens do design sprint no desenvolvimento de projetos arquitetônicos:
– Definição clara de desafios e metas: estabelecer objetivos para uma compreensão comum da equipe das direções do projeto. Todo sprint se inicia com uma missão clara e objetiva, elaborada previamente pelo líder do sprint em conjunto com os clientes;
– Concepção criativa e prototipagem rápida: realizar sessões de brainstorming e a posterior transformação das ideias em protótipos e maquetes;
– Testes e interações: submeter os protótipos a testes rápidos com usuários finais para feedback imediato e refinamento contínuo do projeto;
– Tomada de decisões rápidas: facilitar decisões rápidas baseadas em dados para manter o foco nos objetivos e avançar rapidamente no desenvolvimento do projeto;
– Integração de disciplinas diversas: promover a integração de diferentes perspectivas e talentos por meio de equipes multidisciplinares;
– Gerenciamento de tempo e recursos: limitar o tempo de cada fase do processo para garantir a entrega eficiente do projeto dentro do cronograma e orçamento estabelecidos.
Para projetos comerciais e corporativos, o design sprint oferece, principalmente, uma oportunidade de entendimento do cliente e da marca. A partir de workshops intensivos com clientes é possível absorver seus conceitos e valores, integrando-os nos espaços a serem construídos.
“O método de design sprint permite a criação de espaços construídos que não apenas atendam às necessidades funcionais, mas também reflitam fielmente a identidade e os valores da marca do cliente.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.
Design Sprint para Zissou
Recentemente no VAGA, desenvolvemos o projeto para as novas lojas da Zissou em conjunto com o Atelier Pistache Ganache – uma primeira parceria que uniu as potências criativas em um projeto para redesenhar a identidade arquitetônica da marca.
Nosso principal desafio foi integrar a jornada do consumidor com o espaço físico da loja. Por isso, a utilização do método do design sprint criativo foi essencial para desenharmos o conceito, narrativa e jornada do consumidor junto aos clientes.
“Cada membro da equipe trouxe sua expertise e perspectiva única para o processo. Desde os representantes da marca, que compartilharam os valores e visão da empresa, até os arquitetos e designers, que transformaram esses conceitos em espaços construídos. A colaboração foi essencial para garantir que o projeto refletisse fielmente a identidade da marca Zissou.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.
Durante três dias, nos reunimos com os sócios da Zissou para uma imersão, intercalando exercícios individuais e em grupo. Desenvolvemos em conjunto, o conceito que norteou todo o projeto, assim como a jornada do consumidor – desde sua chegada até o recebimento do produto – alinhados às experiências multissensoriais dos espaços construídos na loja.
“O método de design sprint não apenas resultou em um projeto excepcional para a Zissou, mas também promoveu um senso de coesão e comprometimento dentro da equipe. A abordagem colaborativa e focada permitiu que todos os membros trabalhassem juntos de forma eficiente e produtiva. Tudo isso foi possível, principalmente, pela confiança que os clientes depositaram no processo e nos profissionais envolvidos.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.
Novidades do Mercado
O mercado de design tem testemunhado uma interessante revolução, onde marcas estão liderando o caminho rumo à sustentabilidade.
Recentemente, a equipe do VAGA esteve presente nas fábricas das marcas de tapete Punto & Filo e Decoralle para conhecer seus processos de produção. Ambas utilizam o material inovador Econyl®, fabricado a partir do reaproveitamento de redes de pesca retiradas do mar, com o objetivo de criar não apenas produtos esteticamente atraentes, mas também abraçar uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente.
Essa iniciativa exemplifica a crescente sinergia entre sustentabilidade, design e arquitetura, onde a beleza dos produtos está intrinsecamente ligada à responsabilidade ambiental.
Gostou desse conteúdo? Indique para um amigo que se interesse pela arquitetura.
Clique aqui e conheça mais sobre nossa arquitetura e nossos projetos