Relação arquiteto e cliente: por que ela é fundamental para um bom projeto

19 de setembro de 2023

A empatia e o diálogo criados com cada cliente é parte essencial no processo de concepção de um projeto arquitetônico pelo VAGA. 

O trabalho de um arquiteto corresponde a uma constante interpretação dos desejos de seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas, transformando ideias muitas vezes ainda abstratas, em espaços concretos. 

Para desenvolver um projeto arquitetônico bem-sucedido, a relação de empatia entre clientes e arquitetos desempenha um papel crucial. Quando os profissionais conseguem se colocar no lugar daqueles que irão habitar, frequentar ou usar o espaço diariamente, seja em uma residência, edifício público, ou ambiente corporativo, eles podem analisar com precisão a melhor forma de integrar o projeto ao contexto e ao local de intervenção. 

Essa sensibilidade de entender com precisão como será o dia a dia dos usuários que frequentarão aquele espaço construído é fundamental na hora da criação de projetos que representarão pessoas e serão palcos de novas memórias e acontecimentos.

Com isso, desenvolvemos projetos singulares, cada um com sua particularidade, encarando-os como uma oportunidade única, um desafio de absorver e transformar ideias e sensações, em um espaço físico.  

“Temos uma preocupação genuína de atender desejos e necessidades, de realizar o sonho daquela pessoa da maneira mais assertiva possível, superando suas expectativas através de ideias impactantes e transformadoras.” – Pedro Domingues, sócio fundador do VAGA. 

As decisões tomadas em conjunto entre arquitetos e clientes permitem o desenvolvimento de um projeto mais rico em detalhes e acabamentos que trarão personalidade e identidade aos ambientes construídos.  

Tendo isso em vista, desenvolvemos um sistema de trabalho que fomenta esse tipo de relação de proximidade, enriquecendo o processo como um todo e deixando os clientes mais satisfeitos por serem parte relevante de nosso processo de criação. Este método acontece em 5 macroetapas: descobrir, imaginar, desenvolver, fiscalizar e habitar; e está em constante aperfeiçoamento, tendo como principal objetivo criar projetos de impacto e forte identidade de forma eficiente e assertiva. 

“Na primeira fase, onde investigamos as possibilidades e soluções para o projeto, o cliente nos apresenta suas dores, desejos e necessidades. A partir daí, absorvemos essas informações e as usamos como fonte de inspiração durante o processo de criação. Nas etapas seguintes, no desenvolvimento, nosso papel é garantir que as decisões tomadas em conjunto com eles se materializem de forma adequada.” – Pedro Domingues, sócio fundador do VAGA.  

Cocriação na arquitetura e design de interiores

Desde a criação, passando pelo desenvolvimento até a execução, acreditamos que o envolvimento do escritório em conjunto com os clientes engajados ativamente em todas essas etapas é fundamental para que possamos chegar no melhor resultado possível. Assim, a identidade de cada projeto é encontrada ao longo do desenvolvimento, conferindo a cada espaço ou edificação, uma personalidade singular, impregnada tanto pela visão de mundo dos projetistas quanto pelas particularidades do contratante.  

“Evitamos seguir modismos estéticos ou soluções pré-definidas e, por isso, nosso objetivo é trazer soluções a partir da troca e diálogo entre nós e os clientes – em uma relação de empatia – que permite criarmos espaços que representem a identidade seus usuários.” – Pedro Faria, sócio fundador do VAGA.

A inclusão dos próprios usuários dentro de cada uma das etapas de desenvolvimento auxilia também no trabalho do arquiteto, que compreende de forma mais clara as inquietações do cliente, com a capacidade de tornar o espaço mais assertivo aos objetivos que propõe.  

Como exemplo, citamos o projeto que desenvolvemos para a nova sede do ICA, ONG de incentivo à criança e adolescente. Nele, propusemos junto aos gestores da organização, que cada criança desenhasse como gostaria que fosse o espaço, em uma ação lúdica e voltada para o público principal que frequentará aquele lugar. Isso foi fundamental para fortalecer o senso de pertencimento dos jovens e da comunidade local perante o novo edifício. 

“Nosso objetivo é ser uma empresa focada em pessoas, priorizando a relações saudáveis e duradouras com os nossos colaboradores, entre os sócios do escritório, com quem constrói as obras, com os clientes e com aqueles que vão usar os espaços projetados por nós.” – Pedro Domingues, sócio fundador do VAGA.

Para conhecer mais sobre nosso processo de trabalho e o papel de clientes durante nossas concepções arquitetônicas, clique aqui