Traduzindo identidade em espacialidade: branding e arquitetura em ambientes comerciais 

21 de junho de 2024

Nesta nova edição da newsletter, explicamos os processos indispensáveis ao projetar um espaço comercial com o objetivo de traduzir a identidade de uma marca.

Como exemplo, citamos nosso recente projeto para a nova flagship da Zissou, em Pinheiros, realizado em parceira com o Atelier Pistache Ganache e os representantes da marca, a partir do método sprint – essencial para o projeto de redesenho de sua identidade arquitetônica.

Na seção “Novidades do Mercado” veja nossa recente participação no podcast DCM Conecta, onde falamos sobre o uso de inovação e tecnologia BIM nos processos do VAGA.

Confira:

A arquitetura desempenha um papel fundamental na construção e no fortalecimento da identidade de uma marca, servindo como uma expressão física de sua história, missão e valores.

Traduzir os valores de uma marca em arquitetura dentro um espaço comercial equilibrado, que combina estética e funcionalidade, só é possível a partir de um mergulho profundo nos seus objetivos e na sua essência.

Nosso processo inclui pesquisas intensivas, entrevistas detalhadas com os tomadores de decisão da marca, análise de documentos estratégicos como guias de marca e relatórios de missão, e a observação direta do funcionamento e da cultura da empresa. Além disso, ferramentas de análise de mercado são fundamentais para compreender a percepção pública da marca e suas aspirações.

“Com base nesses insights, realizamos sprints – workshops colaborativos – onde discutimos conceitos e ideias, permitindo alinhar nossa visão à da marca. Esse processo de imersão é essencial para garantir que o projeto final seja uma verdadeira extensão da identidade da marca.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

Entretanto, um dos desafios mais comuns é justamente garantir que a identidade visual da marca seja refletida de maneira coesa em todo o espaço, muitas vezes já existente, mas que necessita de uma inovação.

“No VAGA, nos preocupamos em fazer essa associação entre marca e arquitetura de forma clara, porém não literal, para que os visitantes possam imergir na atmosfera da marca através de seus conceitos traduzidos em espacialidades que não dependam de uma grande poluição visual ou repetição excessiva de elementos gráficos da marca.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.

Desde a escolha de materiais, a disposição espacial, a iluminação e os detalhes, um ambiente comercial bem projetado é essencial para fortalecer a identidade e os compromissos de uma marca, ao mesmo tempo em que amplia a conexão entre a empresa e o cliente.

Recentemente, projetamos a nova flagship da Zissou, em Pinheiros, em parceria com o Atelier Pistache Ganache. Para esse projeto, partimos do método sprint para redesenharmos a identidade arquitetônica da marca. Confira:

Zissou Pinheiros 

Durante três dias, participamos de uma imersão conjunta com a equipe do Atelier Pistache Ganache e os representantes da Zissou para compreender os objetivos e a identidade da marca, a fim de traduzir esses valores em soluções arquitetônicas.

Essa abordagem colaborativa, utilizando o método de design sprint, facilitou a troca intensiva de ideias criativas e expectativas, assegurando que todas as decisões de design refletissem autenticamente a essência da marca.

“A participação ativa dos representantes da Zissou em exercícios individuais e coletivos foi fundamental para que cada elemento do projeto fosse alinhado com a visão e os objetivos da marca, resultando em um espaço que oferece uma experiência de marca coesa e envolvente para os clientes.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

A identidade da Zissou é evidente na fachada, com um revestimento rosa coral que atrai quem passa pela calçada, simbolizando a transição entre o “viver” e o “dormir”. Essa “membrana” continua no interior, criando um ambiente fluido e convidativo.

As formas onduladas do revestimento e a linha do horizonte desenhada com tratamento de luz criam uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Internamente, a experiência do cliente é central, com uma jornada sensorial que culmina no quarto Blue, onde a tecnologia e os controles de ambiente oferecem uma experiência imersiva.

Desde a chegada do visitante na loja até o pagamento e recebimento do produto, todos os detalhes da jornada do cliente foram pensados de acordo com a proposta da marca, alinhados às experiências multissensoriais dos espaços construídos.

“O sucesso do projeto da nova flagship da Zissou em Pinheiros é um testemunho do poder da colaboração e da inovação no design arquitetônico. A parceria com o Atelier Pistache Ganache e a metodologia sprint não só permitiram uma integração eficiente das ideias, mas também estabeleceram um novo padrão para futuras lojas da marca.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.

Acreditamos que a arquitetura tem o poder de transformar espaços comerciais em experiências imersivas que refletem profundamente a identidade e os valores de uma marca. Por isso, combinamos criatividade, rigor técnico e uma abordagem colaborativa para materializar sonhos e criar ambientes que ressoam com todos que os utilizam.

Novidades do Mercado

Recentemente, estivemos presentes na feira Glass South America + E-Squadria Show para participação no podcast DCM Conecta, cuja transmissão foi realizada ao vivo diretamente do evento.

Trata-se do evento mais importante do setor vidreiro na América Latina, reunindo profissionais qualificados do setor que buscam por novas tecnologias, fornecedores e networking. Com foco em tecnologia e design para as indústrias de construção civil, arquitetura e moveleira, a Glass South America apresenta o que há de melhor em aplicações de vidro, máquinas, equipamentos, acessórios e ferragens. Além disso, a feira dividiu espaço com o E-Squadria Show, que apresentou as melhores novidades da indústria de esquadrias, portas, janelas e sistemas de fachadas.

Fomos convidados pelo Club&Casa Design para uma conversa muito enriquecedora com a Anamélia Adriano, cofundadora da On.We Rede Colaborativa de Engenharia. Um dos nossos sócios-fundadores, Pedro Domingues, contou sobre o uso da tecnologia BIM e outras inovações nos processos e projetos do VAGA.

Na entrevista, ele discorreu sobre papel dos arquitetos como gestores do processo de projeto, coordenando a equipe técnica de projetistas complementares e consultores, conduzindo os processos de compatibilização e intermediando a relação com os clientes, visando a redução da complexidade e imprevisibilidade do projeto à execução das obras.

Confira o episódio completo do Podcast DCM Conecta no link abaixo:


Apoio: Club&Casa DesignOn.We Rede Colaborativa de EngenhariaBilds.comNürnbergMesse GmbHDIEX MIDIAGlass South America e E-Squadria Show

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