Reforma de apartamento na Vila Ipojuca, São Paulo – SP
Testemunhas do fluxo constante da vida urbana, os edifícios evoluem, transformando-se para refletir as necessidades e identidades de seus ocupantes e os desafios contemporâneos. É nesse espírito de renovação e redefinição que o VAGA Arquitetura abraça o desafio de reconfigurar um apartamento de aproximadamente 220 m², situado no prestigiado Edifício Flora, no bairro da Vila Ipojuca, em São Paulo-SP.
Situado num prédio de autoria do arquiteto Gui Mattos e incorporado pela Idea!Zarvos, este apartamento já havia passado por uma reforma que adaptou a planta original às necessidades do proprietário anterior em projeto elaborado pela arquiteta Marina Portolano.
No entanto, o novo proprietário do imóvel buscava imprimir sua individualidade num espaço único e para isso convocou o VAGA Arquitetura para enriquecer a história do apartamento com uma nova narrativa arquitetônica, conferindo uma nova identidade aos espaços existentes. Assim, o projeto em questão visa não apenas a realização de alterações pontuais na arquitetura para resolver questões funcionais, mas também transmutar a essência do ambiente, expressando a personalidade e o estilo de vida do cliente.
Uma das intervenções significativas é a transformação do espaço externo. Uma área antes subutilizada agora ganha vida como um espaço de convívio desenhado para receber amigos e promover momentos de confraternização. Com uma churrasqueira integrada, uma mesa externa, uma adega e uma cervejeira, este novo ambiente se torna um lugar de momentos memoráveis. Além disso, a restauração da cobertura de madeira e vidro, juntamente com a introdução de um forro ripado em madeira, não apenas trazem uma nova dimensão estética, mas também permitem a entrada generosa de luz natural.
Já a lavanderia foi readequada para melhor otimização de seu espaço interno, enquanto um quarto no pavimento superior cede lugar a um escritório, com uma estante de livros que se estende para o corredor. Uma grande porta de correr proporciona uma integração fluída entre os espaços, mas também possibilita uma maior privacidade quando necessário.
A suíte principal recebe uma nova roupagem, com uma redistribuição de layout, a introdução de marcenaria para cabeceira e uma poltrona de leitura, proporcionando não apenas funcionalidade, mas também um ambiente de relaxamento e conforto.
Cada escolha de mobiliário e objeto foi cuidadosamente curada em colaboração com o cliente, priorizando peças de designers brasileiros que abrangem desde os mestres consagrados até os talentos emergentes da cena contemporânea. Destacam-se as mesas de centro em mármore e aço, projetadas exclusivamente pelo VAGA Arquitetura para este projeto, que se integram harmoniosamente ao espaço e seus elementos.
Em suma, este projeto transcende a mera renovação estética, buscando criar ambientes que não apenas acolham as rotinas diárias do morador, mas também inspirem momentos de descontração e convívio. É uma celebração da identidade em constante evolução, onde a arquitetura e os interiores se unem para criar um espaço que é mais do que uma simples residência – é um lar que reflete a essência de quem o habita.