6 de dezembro de 2023
Na nova edição da nossa newsletter, discutimos o papel da arquitetura comercial em criar espaços transformadores que proporcionem cada vez mais a interação coletiva e o desenvolvimento econômico das cidades.
Além disso, estamos incluindo uma nova seção ao final da newsletter: Novidades do Mercado, onde comentamos eventos e assuntos de interesse do setor de arquitetura e construção. Produzido a partir de uma curadoria da nossa área de Relacionamento, esse espaço vai te ajudar a saber mais sobre que está acontecendo no mercado.
A arquitetura não é apenas uma forma de desenvolver espaços físicos, também desempenha um papel crucial na transformação comercial e no desenvolvimento urbano.
Exemplos como o museu Guggenheim de Bilbao, a Casa da Música da cidade do Porto, ou as obras monumentais de Dubai e Abu Dhabi, apesar das polêmicas e divisão de opiniões, puseram essas cidades, antes pouco visitadas, no circuito mundial do turismo, atraindo milhões de visitantes, com um impacto econômico e cultural inimagináveis.
Um bom projeto de arquitetura comercial também pode trazer impactos significativos em muitos aspectos. Seja em uma estética inovadora, uma funcionalidade bem pensada ou uma linguagem bem definida. Todas essas características podem atrair tráfego e consumidores para esses estabelecimentos ou suas localidades e, assim, impactar significativamente seus entornos imediatos.
Projetos inovadores e pensados de forma inteligente atendem às demandas comerciais e contribuem para a criação de espaços urbanos dinâmicos e vibrantes, enriquecendo a vida nas cidades.
São projetos que promovem a convivência, criam gentilezas urbanas e se integram ao entorno, podendo se tornar poderosas ferramentas de fomento do desenvolvimento econômico local, atraindo novos negócios e ampliando as possibilidades de ocupação do espaço urbano.
“Independentemente do programa, dentro do escritório, pensamos muito na questão urbana, no entorno e na ocupação, e como isso pode propiciar interações entre o que estamos desenhando e o que existe ao redor. Assim, conseguimos criar projetos que estimulam o encontro.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA
Como exemplo, citamos alguns dos nossos projetos comerciais que se destacaram no desenvolvimento das suas respectivas regiões:
Centro Comercial em Botucatu
Este projeto, em fase de desenvolvimento, foi concebido como uma extensão de uma importante praça da cidade. Seu conceito prioriza a interação com o entorno urbano, ampliando o espaço público e estimulando a circulação de pessoas.
Criado para ser um ponto de referência, o centro comercial se destaca por sua abordagem contemporânea e funcional, além de proporcionar espaços flexíveis para uma variedade de usos, como lojas, restaurantes e escritórios.
Além disso, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento comercial e econômico da região, transformando a área em um local vibrante e atraente para a comunidade local.
“Conseguimos, por meio da arquitetura, trazer pessoas para dentro do nosso projeto, em um diálogo agradável entre as edificações e o entorno” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.
Galpões e Centro Comercial em Cesário Lange
Um ao lado do outro, o Centro Comercial e os Galpões CL se destacam por sua flexibilidade e adaptabilidade.
O Galpão, inicialmente idealizado para fins mais industriais, como oficinas ou marcenarias, foi projetado com um salão livre de estruturas simples, proporcionando ampla versatilidade de uso. A estética do espaço inclui elementos como planos estruturais sem acabamento, com um conceito industrial para a pequena cidade de Cesário Lange.
A adaptação do espaço para usos comerciais, como um pub, demonstra a capacidade do projeto em se ajustar às necessidades e demandas do mercado, transformando-se em um ponto de referência na cidade. A flexibilidade e a estética diferenciada do galpão contribuíram para atrair negócios comerciais, evidenciando como um projeto arquitetônico bem elaborado pode exercer uma influência positiva na dinâmica comercial de uma região que anteriormente carecia de espaços flexíveis capazes de abrigar vários negócios.
“Ali, criamos uma relação de mutualismo. Entendemos o que poderíamos tirar de benefícios daquele lugar, assim como o que poderíamos oferecer de contrapartida para a cidade, simultaneamente.” – Pedro Domingues, sócio fundador do VAGA.
O projeto Vila Amélia se destaca por sua abordagem única e fora do comum. O empreendimento consiste em uma série de habitações que fogem do padrão convencional do programa Minha Casa Minha Vida, priorizando espaços de convívio coletivo e criando um ambiente urbano diferenciado.
O projeto é marcado por uma praça central que serve como ponto focal, proporcionando não apenas um espaço de circulação, mas também uma agradável área para interação social. A arquitetura do Vila Amélia busca ir além do convencional, destacando-se esteticamente e contribuindo para a qualidade de vida dos seus moradores.
“Nesse projeto, destacamos e priorizamos os espaços de convívio coletivo, criando uma espécie de vazio central. Antes, isso tratado com receio pelos incorporadores por ser fora do comum, mas acabou virando o diferencial de vendas, justamente por proporcionar esse tipo de interação social entre moradores.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.
Esses são alguns exemplos que materializam nossa filosofia de projetar pensando sempre que a vida realmente acontece nos espaços vazios. Nosso papel é deixá-los mais agradáveis, funcionais, eficientes e prazerosos.
Novidades do Mercado
A convite da Casa e Mercado em parceria com a Castelatto, fizemos uma visita à fábrica e ao novo pavilhão, projetado pelo escritório Biselli Katchborian Arquitetos, em Atibaia-SP. Lá, conhecemos as possibilidades e novidades da marca, destaque em revestimentos cimentícios. Destacamos uma série de produtos que permitem a qualificação do espaço público urbano através de soluções sustentáveis, a exemplo do piso drenante Ekko Plus® com índice de permeabilidade de 4mm/s a 8mm/s. Pisos drenantes são uma excelente opção para regiões com abundância de solo impermeabilizado, reduzindo o impacto da pavimentação nas cidades e mitigando enchentes, alagamentos e seus impactos ambientais.
A indústria de perfis de alumínio tem investido em novos padrões de acabamentos, tipos de perfis e na qualidade para oferecer um leque maior de opções aos projetos de arquitetura. Visitamos a DECAMP, no município de Monte Mor – SP, para conhecer o processo de fabricação e os produtos desenvolvidos. Lá, conhecemos todas as linhas de produto e suas particularidades. Dentre elas, destacamos a Linha Bicolor que entendeu uma necessidade de mercado e apresenta uma linha de perfis com a opção de cores diferentes no lado interno e externo, permitindo o respeito ao padrão de fachada dos edifícios e ainda a personalização do lado interno, com a especificação de cor que melhor harmonizar com cada ambiente. Além disso, a opção Bicolor também permite que caixilhos divisionais de ambientes também possam ter cores diferentes de cada lado ajustando-se a estética de cada ambiente.
Recentemente, conhecemos a galeria d.Propósito, localizada no Baixo Pinheiros, em São Paulo, que faz a curadoria e comercialização de móveis e obras de arte com propósitos sociais e ambientais. Em novembro, a marca promoveu um café da manhã para um seleto grupo de arquitetos para apresentar seu trabalho e discutir sobre o futuro da arquitetura e do design sustentável. Uma conversa muito enriquecedora, sobre um tema muito importante para nós.
DISCLAIMER: As menções a eventos, produtos e fornecedores são apenas informativas e não implicam em indicação, recomendação, parceria ou endosso por parte do VAGA.
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