Reinventando ambientes: da escolha assertiva do imóvel ao projeto arquitetônico de reforma

27 de outubro de 2023

Nessa edição, mostraremos como um bom projeto arquitetônico de reforma pode surpreendentemente transformar e valorizar um imóvel residencial ou comercial.

Encontrar o imóvel certo é sempre o primeiro passo para viabilizar o espaço dos seus sonhos e, obviamente, de suas necessidades. Muito raramente, nos deparamos com esse lugar perfeito e pronto, que cai como uma luva para o uso que desejamos. Para quem não tem toda essa sorte, a solução é fazer a transformação necessária.  

A jornada começa com a escolha do espaço certo que, sem a experiência e os olhos treinados de um arquiteto, pode tornar-se mais longa, mais difícil, mais cara, e com resultado aquém das expectativas. 

Um profissional experimentado já consegue visualizar as potencialidades e oportunidades ao bater os olhos no imóvel, o que, em geral, não acontece com os leigos.  

É a partir desse olhar que, em muitos casos, prestamos serviços de consultoria para auxiliar os clientes já na hora da compra do imóvel.

A decisão tomada com esse subsídio já irá levar em conta o estado de conservação do imóvel, a disposição dos espaços, o que pode ser feito para transformá-los, os aspectos legais, bem como os investimentos necessários, de acordo com o orçamento disponibilizado pelo cliente, considerando a entrega do espaço pronto para já começar a vivenciá-lo.

Escolhida a casa, apartamento ou conjunto comercial, o próximo passo é desenvolver um projeto arquitetônico que aproveite ao máximo das potencialidades existentes e faça as mínimas intervenções necessárias para chegar ao resultado esperado. Os 5 passos do processo criado pelo VAGA, irão garantir a assertividade da criação e execução, dentro da realidade financeira de cada cliente.

“Quando uma pessoa leiga olha para um espaço apenas de acordo com seu estado de conservação e acredita que o imóvel tem pouco a oferecer, às vezes, pode estar descartando algo com enorme potencial. Muitas vezes a pré-existência consegue abrir um leque de opções de intervenções que podemos propor para adaptar aquele imóvel para um novo uso, associando a ele uma nova identidade, potencializando e valorizando suas melhores características.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.

Trabalhar com a pré-existência é o grande desafio quando nos deparamos com reformas. Ao transformar e readequar um imóvel que possui um valor sentimental para alguém, ou que apresenta um valor histórico, é necessário um projeto que considere e respeite suas características, diferentemente do que encontramos quando projetamos um espaço do zero, por exemplo.  

“Uma série de questões arquitetônicas, históricas e até mesmo memórias influenciam na hora de desenvolvermos um projeto de reforma. Essa bagagem que cada espaço traz consigo interfere diretamente em nosso processo projetual e na tomada de decisões.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA.  

Durante uma reforma, é quase inevitável que os arquitetos e clientes se deparem com algumas surpresas. Por isso, ter um bom projeto arquitetônico é fundamental para minimizar esse tipo de imprevisto.  

Documentamos e detalhamos tudo que será feito, desde o processo de estudo da edificação existente, até as instalações e a distribuição dos espaços. Entendemos que é nosso papel como arquitetos zelar para que, durante a obra, os principais conceitos do projeto que desenvolvemos sejam executados de acordo com o planejado.  

Quando acontecem imprevistos, buscamos sempre pensar em soluções simples, com agilidade, criatividade e rigor técnico, de forma a preservar o que foi decidido nas etapas de criação.  

“Nosso intuito em projetos de reformas é fazer intervenções de impacto positivo, que melhorem o funcionamento interno do imóvel, a qualidade de vida, o bem-estar dos usuários, independente da natureza do seu uso.” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.  
 

A seguir, selecionamos alguns de nossos projetos onde propusemos soluções inteligentes de reforma e compartilhamos os registros de como eram antes e como se transformaram depois da nossa intervenção. Confira: 

Restaurante Cajuí 

Para esse projeto, assim como todos os outros, procuramos tirar o máximo de informações dos clientes antes de pensarmos nas soluções. Aqui, adaptamos um imóvel que abrigava um antigo restaurante, transformando-o em um novo estabelecimento com uso semelhante, mas com uma nova identidade. 

Sua estrutura pré-estabelecida trazia uma série de condicionantes para o imóvel, que influenciaram o projeto de reforma. Ao mesmo tempo, eram necessárias mudanças significativas, mas que deveriam ser feitas dentro de um orçamento reduzido.  

Por isso, minimizamos a reforma nessa edificação existente e direcionamos as mudanças mais significativas para uma estrutura anexa à original, trazendo elementos do Cerrado brasileiro, um dos pedidos dos clientes.  

“Essa foi uma estratégia projetual para criar um impacto significativo, mesmo com a restrição de orçamento. Exploramos ao máximo esses novos espaços para conseguirmos transmitir a linguagem que os clientes queriam mostrar com o restaurante, adaptando o imóvel às novas necessidades, com a maioria das intervenções na parte que circundava o corpo existente da edificação.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA. 

Restaurante Cajuí antes da reforma
Restaurante Cajuí depois da reforma

Casa Maria Rosa 

Essa casa está localizada em uma área muito movimentada do bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, região consolidada e com muitos edifícios.  

Era um imóvel de três pavimentos que estava totalmente abandonado. Por estar dentro de uma vila, a ideia de transformar a casa em um refúgio em meio à cidade grande já estava pré-concebida, uma vez que se tratava de uma situação peculiar de uma vila dentro de um bairro comercial agitado. Para este projeto, nossa principal ação foi identificar que aquele espaço poderia contemplar as necessidades da moradora.  

Ali não existia uma conexão nem física e nem visual com o exterior e o jardim, então nosso principal desafio foi estabelecer essa relação. Para isso, removemos algumas estruturas existentes e realizamos algumas intervenções internas, alterando a circulação vertical entre os três pavimentos.  

“Identificamos a potencialidade daquele imóvel e conseguimos transformar a casa no espaço dos sonhos da cliente.” – Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA

Casa Maria Rosa antes da reforma
Casa Maria Rosa depois da reforma

Escritório VAGA 

Nosso escritório está entre alguns edifícios icônicos no centro de São Paulo. Aqui, nosso processo de intervenção foi de “desconstruir” o que encontramos, para enxergarmos as estruturas existentes por trás de uma série de elementos.   

Os antigos espaços compartimentados foram transformados em um único grande salão de trabalho. A partir daí, fizemos algumas intervenções novas, mais pontuais, como no piso, na iluminação, nas marcenarias e nos revestimentos.  

“Um fato curioso: quando tiramos o antigo forro, descobrimos uma bela laje de concreto armado, toda nervurada e ainda com as fôrmas de concretagem, que nunca tinha sido exposta. Isso revelou um pouco da história da edificação, e se tornou o item mais marcante do projeto” – Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA.  

Escritório VAGA antes da reforma
Escritório VAGA depois da reforma

Gostou desse conteúdo? Indique para um amigo que se interesse pela arquitetura.

Clique aqui e conheça mais sobre nossa arquitetura e nossos projetos